Na sequência da publicação da portaria nº302/2016, de 2 de Dezembro, foi alterada a estrutura de dados do ficheiro SAF-T (PT), que apresenta a versão 1.04.
Destaque-se, no que respeita aos programas de faturação: - Documentos como por exemplo as pró-formas, notas de encomenda e orçamentos, passam a estar incluídos no ficheiro SAF-T(PT), bem como campo para referência ao documento de origem, e obedecem a regras mais rígidas (como não ser possível alterar após gravação) . - Obrigatoriedade de indicação do número de série do produtoque conste nos documentos, como por exemplo nos telefones o EMEI, nas publicações o ISSN. Estas alterações entram em vigor no dia 1 de Julho de 2017 e aplicam-se a todos os sujeitos passivos de IRC que possuam contabilidade organizada.
O SM conta também com algumas novidades que melhoram a eficiência do programa com as alterações introduzidas.
SM Base
De forma a melhorar a eficácia do SM com a introdução destas novidades, implementamos uma funcionalidade que permite duplicar um documento original, facilitando alterações que tenham que ser feitas, por exemplo a um orçamento, pró-forma ou encomenda.
É possível criar um documento em preparação que pode ser convertido em pró-forma, orçamento, e outras tipologias de documento.
SM Stocks
Na gestão de stocks, na tabela auxiliar de definições de stock, pode definir se determinada tipologia é "número de série". Pode assim dar entrada de stock equipamentos com os respetivos número de série e posteriormente aplicar nos documentos de clientes, comunicando a autoridade tributária.
Sem comentários:
Enviar um comentário